Jejum é o estado de privação parcial ou total de alimentos, durante um tempo determinado.
"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto afim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. " (Mateus 06: 16-18)
Sabemos que jejuar é abster-se de alimento por um tempo determinado com um ou mais propósitos. Na Bíblia desde o antigo testamento, vemos exemplos de homens e mulheres que jejuaram e alcançaram os seus objetivos.
Existem pelo menos 3 Tipos de Jejuns, e é sobre estes que quero falar hoje.
Sabemos que jejuar é abster-se de alimento por um tempo determinado com um ou mais propósitos. Na Bíblia desde o antigo testamento, vemos exemplos de homens e mulheres que jejuaram e alcançaram os seus objetivos.
Existem pelo menos 3 Tipos de Jejuns, e é sobre estes que quero falar hoje.
Vamos chamar os três tipos de Jejuns de:
- Jejum Normal
- Jejum Parcial
- Jejum Completo ou Absoluto
JEJUM NORMAL
Neste jejum, a pessoa se abstém de todos os alimentos sólidos e líquidos, exceto água.
Biblicamente, podemos tomar como exemplo o nosso Senhor Jesus quando jejuou 40 dias e 40 noites no deserto, como descreve Mateus 4:2. A expressão "e depois teve fome" deixa-nos espaço para supor que ele absteve-se de alimento, mas não de água. Jesus sendo tentado no deserto estava simbolizando o homem carnal sofrendo na sua tentação. Logo, não poderia exemplificar essa situação aproveitando-se da sua natureza divina e empregando o milagre de suportar a ausência da água, por tão longo período, logo podemos compreender com isso que abster-se de água por quarenta dias requer um milagre.
Embasado nesse 'milagre' podemos citar o exemplo de Moisés, que no monte Sinai ficou 40 dias e 40 noite e não comeu pão nem bebeu água (Êxodo 34:28). Mas precisamos entender que houve milagre divino em tal situação, porque estava pessoalmente com o Senhor (Dt 9:9,18).
JEJUM PARCIAL
Neste jejum você se abstêm apenas de algum alimento que lhe é desejável, ou escolhe um específico para que seja o único a ser consumido por um período de tempo maior.
Tomemos como exemplo a Daniel, pois ele fez isto em certa feita (Daniel 1; Daniel 10:3)
Há duas referências ao jejum no livro de Daniel na Bíblia, de onde o ’’Jejum de Daniel’’ é derivado.
Daniel 1, descreve como Daniel e seus três amigos comeram somente verduras e legumes e beberam somente água. Ao fim de um período de tribulação de dez dias, Daniel e seus amigos tinham a aparência mais saudável do que a de seus contemporâneos que comeram as comidas calóricas da mesa real.
Em (Daniel 10:3) Daniel jejua novamente, abstendo-se de comidas agradáveis, carne e vinho.
JEJUM COMPLETO OU ABSOLUTO
É o caso onde, biblicamente, não se aconselha ir além de três dias, pois até os médicos afirmam que o corpo humano sofre terrível desidratação sem água neste período.
Em Ester 4:16 é convocado todos os judeus para um jejum coletivo sem alimentos e sem água, mas por um tempo de três dias apenas. Para entender melhor leia todo o capítulo 4 do livro Ester.
Ultrapassando o período de três dias de jejum sem água é aceitável apenas sob intervenção sobrenatural, como na situação de Moisés que vimos anteriormente no exemplo (Êxodo 34:28)
CONCLUSÃO
Sabemos que o jejum não é praticado apenas por Cristãos. Religiosos praticam jejum, pessoas que precisam emagrecer também usam o jejum em sua dieta. Mas o que devemos saber como Cristãos, é que quando jejuamos, não podemos agir como os fariseus e hipócritas, que fazem as coisas para serem visto pelos homens, mas devemos jejuar para Deus, nem nosso corpo. (Zacarias 7:4-6)
0 comentários:
Postar um comentário