Caro leitores, hoje vamos falar sobre um milagre feito por Deus através do profeta Eliseu.
Para que você possa entender melhor o assunto, separamos o texto bíblico abaixo.
Leitura Bíblica: 2 Reis 4:17-37
17 E concebeu a mulher, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte, segundo Eliseu lhe dissera.
18 E, crescendo o filho, sucedeu que um dia saiu para ter com seu pai, que estava com os segadores,
19 E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe.
20 E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio-dia, e morreu.
21 E subiu ela, e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou a porta, e saiu.
22 E chamou a seu marido, e disse: Manda-me já um dos moços, e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus, e volte.
23 E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.
24 Então albardou a jumenta, e disse ao seu servo: Guia e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.
25 Partiu ela, pois, e foi ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu servo: Eis aí a sunamita.
26 Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.
27 Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.
28 E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?
29 E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém não o saúdes, e se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.
30 Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então ele se levantou, e a seguiu.
31 E Geazi passou adiante deles, e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentido; e voltou a encontrar-se com ele, e lhe trouxe aviso, dizendo: O menino não despertou.
32 E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.
33 Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.
34 E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.
35 Depois desceu, e andou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele, então o menino espirrou sete vezes, e abriu os olhos.
36 Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.
37 E entrou ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.
A mulher que lemos havia ajudado muito o profeta Eliseu, hospedando-o regularmente, e ele quis retribuir a gentileza. Pôde então prometer-lhe que ela teria um filho, algo muito importante para a mulher. Naquele caso, seria também nada menos que um milagre.
A leitura começa com o nascimento dessa criança e continua com o choque da morte súbita do menino. A reação da mulher é curiosa: larga tudo e vai procurar o profeta - nem mesmo informa o marido. Por quê? Esperança de reviver o filho ela não tinha, caso contrário tão teria se queixado tão amargamente a Eliseu. Desejaria apenas desabafar? Ouvir algum consolo? Talvez. Mas parece que esperava sim, algo mais, provavelmente sem saber direito o quê; afinal, o que se pode esperar diante da morte? Ainda fez questão que Eliseu a acompanhasse.
E este? O grande profeta também pareceu perplexo. Foi até o local, e fez a única coisa certa que podia: orou ao Senhor. Não sabemos o que ele disse a Deus naquela hora e também desconhecemos o sentido do ritual que executou em seguida, mas ele certamente cria que o menino podia reviver.- caso contrário, porque tudo aquilo?
De fato Deus atendeu à sua oração de um modo que a mãe certamente não esperava. Um drama com final feliz. Mas aquilo foi há muito tempo- e o que temos nós com isso hoje? Fico imaginando como eu reagiria no lugar da mulher ou do profeta. Ambos devem ter-se sentido até traídos por Deus, que primeiro oferece um milagre para depois destruí-lo.
É compreensível que a mulher acusasse Eliseu e também Deus, indiretamente. Quero aprender com isto que é possível descarregar diante de Deus nossa angústia e Frustação quando não o entendemos, mas também que é preciso contar com ele. Nem sempre teremos uma resposta sempre alegre como aquela, mas a simples morte do menino já teria bastado para desesperar, por isso vale lembrar que Deus vai além dos nossos limites.
Separamos um vídeo animado ilustrativo sobre alguns milagres do profeta Eliseu. Eu gosto sempre de assistir esses desenhos pois abre mais a nossa mente sobre o assunto, por isso sempre em minhas postagens eu deixo um vídeo para vocês.
Este vídeo tem 24 min de duração, o milagre em texto é contado a partir dos 16 min. É ótimo, vale a pena assistir. Abraços!
(Fonte: youtube.com)
"Fé inclui dar o próximo passo mesmo sem conhecer o seguinte."
0 comentários:
Postar um comentário