Leitura Bíblica: I Samuel 15.1-3; 7-23
1 Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.
2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.
7 Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.
8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.
9 E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruíram totalmente.
10 Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo:
11 Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.
12 E madrugou Samuel para encontrar a Saul pela manhã: e anunciou-se a Samuel, dizendo: Já chegou Saul ao Carmelo, e eis que levantou para si uma coluna. Então voltando, passou e desceu a Gilgal.
13 Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; cumpri a palavra do Senhor.
14 Então disse Samuel: Que balido, pois, de ovelhas é este aos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço?
15 E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para as oferecer ao Senhor teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.
16 Então disse Samuel a Saul: Espera, e te declararei o que o Senhor me disse esta noite. E ele disse-lhe: Fala.
17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
18 E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do Senhor?
20 Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor teu Deus em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
O que acontecerá se resolvermos não seguir uma receita exatamente? Se decidirmos colocar duas xícaras de farinha a mais e deixar fora o fermento num bolo? Ou não temperarmos com sal o feijão? Não seguir uma receita pode levar-nos a erro no preparo de alimentos. Eles podem até ficar parecidos com o que se pretendia, mas não serão o que deveriam ser- não com o mesmo gosto ou consistência. Podem até ficar intragáveis. Se isso acontecer, adianta culpar a receita? Em meu caderno de receitas copiei de uma revista 20 "dicas" para estragar uma boa receita. Há muitos modos de tentar melhorar algo e conseguir um mal resultado. Mas não esqueça: a responsabilidade será sempre nossa.
Não é apenas na cozinha que agimos assim, queremos dar um "jeitinho" em nossa vida também. No texto de hoje, Saul fez isso e ainda disse que havia seguido as instruções do Senhor (v.13). Como pôde se enganar assim? Este é um problema do "jeitinho": achamos que fizemos algo bom, mas na verdade desobedecemos. Acaso Israel não tinha animais para oferecer em sacrifício? E o rei poupado, que bem traria ao povo?
Nossas ideias, por mais criativas que forem, nunca serão melhores que o plano de Deus. Se desejamos obedecer-lhe, não há alternativas senão seguir à risca suas instruções, sem "inventar moda". Ainda mais quando a ordem é clara, devemos simplesmente obedecer. Agora, se por algum motivo você escolher "modificar a receita" , não diga que está obedecendo como fez saul (v.20). Também não culpe os outros ou a Deus, nem reclame das consequências- no caso do rei, seu trono foi dado a Davi, um servo de Deus disposto a obedecer. Quem não obedece as instruções divinas está seguindo seu próprio plano e não o de Deus. Pensando bem, dá para perceber que "jeitinhos" não ajudam em nada!
"O que o Senhor Deus prefere? Obediência ou oferta de Sacrifício? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifícios as melhores ovelhas. (I samuel 15.22)
Separamos um vídeo que encontrei no youtube.com muito bom, nos mostra em desenhos o que está relatado em 1º Samuel 15. Veja:
Que Deus vos abençoe sempre. Espero ter ajudado a aumentar a tua fé, através desse texto maravilhoso.
Nos ajude na divulgação desse blog, compartilhe com os seus amigos.
Curta também nossa page no facebook :facebook.com/epaçoedificação
Abraços!
0 comentários:
Postar um comentário